segurança do carro

8 dicas práticas para garantir a segurança do carro (e a sua!)

Infelizmente, vivemos em uma época em que todo cuidado é pouco, principalmente no que diz respeito à segurança do carro. Diante do alto índice de violência no país, é difícil tirar o carro da garagem sem medo de assalto ou ter os pertences furtados.

O ideal seria que todo mundo pudesse sair de casa em paz, sem se preocupar constantemente com a segurança. Mas como isso não acontece, é preciso tomar certas precauções.

Existem, por exemplo, alguns hábitos que podem garantir a segurança do carro, porém são constantemente ignorados. Confira a seguir quais são eles!

 

1. Ande com os vidros fechados

 

Muitas pessoas adoram dirigir com os vidros abertos para sentir a brisa refrescante que vem do lado de fora. Essa prática, porém, pode colocar você em risco, pois é um atrativo aos assaltantes, principalmente se o veículo estiver parado.

Enquanto você estiver dentro do carro, evite deixar os vidros abertos. Caso esteja fazendo calor, prefira usar a ventilação interna do veículo, mesmo que isso aumente o consumo de combustível.

 

2. Não deixe objetos à vista

 

Quem aqui nunca deixou a carteira, bolsa ou qualquer outro objeto à vista dentro do carro? Esse é um hábito que deve ser evitado, ainda que o objeto não tenha valor algum. No caso de compras de supermercado, lembre-se sempre de guardá-las no porta-malas.

Um assaltante pode confundir qualquer coisa que esteja à vista com um item de valor, e bastam alguns segundos para que ele quebre o vidro e leve tudo embora. Não vale a pena correr esse risco!

 

3. Instale dispositivos tecnológicos de segurança

 

rastreamento veicular - barba batom e rodas

 

Por mais que se tome cuidado, ninguém nunca está 100% seguro. Por isso, é sempre bom estar precavido para o caso de acontecer alguma fatalidade.

Existem hoje diversos serviços de rastreamento e garantia veicular que informam ao motorista a localização do carro em tempo real. Sua instalação é simples e rápida e pode ser extremamente útil caso seu veículo seja roubado.

 

4. Saiba onde estacionar

 

O uso do bom senso é essencial para manter a segurança do carro. O ideal ao sair de casa é sempre estacionar em lugares fechados, como garagens e estacionamentos pagos, mas isso nem sempre é possível.

Caso seja necessário estacionar em lugares públicos, procure por ruas movimentadas e bem iluminadas, de preferência próximo ao comércio. E nunca se esqueça de trancar o veículo!

 

5. Evite adesivos que revelem informações pessoais

 

Essa parece ser uma dica boba, mas não é! Muitos assaltantes ficam de olho nos adesivos colados no carro para descobrir mais sobre a pessoa proprietária.

Por exemplo: um adesivo da Apple indica que a pessoa provavelmente possui um iPhone, e isso pode atrair o ladrão. Evite, portanto, qualquer elemento gráfico que possa expor você de alguma maneira.

 

6. Verifique se o carro está trancado

 

alarme do carro - segurança do carro

 

Desde que a trava dos veículos passou a ser feita por controle remoto, muitas pessoas pararam de verificar se as portas realmente se trancaram. Esse é um erro que não pode ser cometido!

Existem dispositivos que impedem que o controle remoto tranque o carro. E, além disso, uma porta travada muitas vezes pode desestimular o ladrão a continuar o roubo.

 

7. Tenha atenção ao entrar na garagem

 

Muitos assaltos ocorrem no momento em que o motorista está guardando o carro na garagem, principalmente à noite. Por isso, preste muita atenção ao seu redor quando estiver chegando em casa.

Se alguém, suspeito ou não, estiver andando pela rua, dê a volta no quarteirão e espere até que a pessoa vá embora. Não se arrisque: em casos de muita suspeita, chame a polícia!

 

8. Se alguém se oferecer para olhar o seu carro, não diga quando irá retornar

 

Esta é uma dica que poucas pessoas conhecem, mas que pode fazer muita diferença para a segurança do seu carro.

Já percebeu que muitas vezes, ao estacionar o seu carro na rua, alguém se oferece para “dar uma olhadinha” e logo depois de você dizer sim, vem a seguinte pergunta: quanto tempo você vai demorar?

Muitas vezes, essa questão pode até parecer ingênua, mas na verdade o propósito é descobrir o tempo que você vai demorar para que o ladrão tente furtar o seu carro.

Se fizerem essa pergunta a você, responda que “só vai buscar uma coisa e já volta”. Assim, o ladrão pode desistir de furtar, já que não terá muito tempo para agir.

 

É claro que nada garante que você e seu veículo estejam seguros o tempo todo, mas essas dicas vão lhe ajudar a se prevenir. Acima de tudo, é necessário ter atenção e bom senso para não correr riscos desnecessários.

Para aumentar ainda mais a segurança do carro, aposte em serviços de proteção e rastreamento veicular!

 

Agora que você já conhece esses hábitos de segurança, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dessas dicas!

 

Facebook Comments
Uma pessoa que ama ser feliz! Adoro conversar, viajar, dançar e viver novas experiências. Gosto de aprender tudo e sobre diversos assuntos. Em se tratando de carros, já passei por aventuras e situações embaraçosas que pretendo compartilhar para que não aconteçam com você!
Share This