óculos de sol

Como escolher óculos de sol para dirigir? Aprenda aqui!

Você sabia que os óculos de sol para dirigir são muito mais que meros acessórios estéticos? Além de protegerem os nossos olhos contra raios ultravioletas, eles também deixam a vista mais confortável, o que é essencial para quem gosta de viajar por longas estradas.

O problema é que, se você não souber escolher seus óculos corretamente, é provável que tenha mais prejuízos do que benefícios. Por isso, vamos apresentar quais são os fatores que você deve observar na hora de comprá-los. Continue lendo para saber mais!

Aposte nas lentes polarizadas

Se você está pesquisando sobre óculos de sol para dirigir, provavelmente já deve ter ouvido falar nas famosas “lentes polarizadas”. Mas, afinal, o que são elas? E por que são mais vantajosas que as lentes comuns?

Primeiramente, quaisquer óculos escuros devem ter proteção UV confiável. Usar um produto falsificado pode ser prejudicial à saúde.

O uso dos óculos de sol faz com que nossas pupilas se dilatem, ficando mais expostas à radiação ultravioleta. Logo, se o acessório não oferece a proteção necessária, é preferível não o utilizar, pois servirá apenas para aumentar o dano causado aos seus olhos.

As lentes polarizadas são assim chamadas porque contam com uma polarização vertical capaz de filtrar o brilho do sol (que é horizontalmente polarizado). Com isso, você garante 100% de proteção UVA e UVB.

Além disso, essas lentes também reduzem a intensidade da luz, eliminam os reflexos incômodos que nos atrapalham na hora de dirigir e deixam a visão muito mais nítida, já que destacam os tons naturais do ambiente. São, sem sombra de dúvidas, feitas sob medida para quem gosta de dirigir durante o dia.

Experimente diferentes tipos e tamanhos

 

óculos de sol no painel do carro

 

Muitas pessoas costumam prestar atenção mais no design dos óculos do que no seu conforto e benefícios. Com isso, acabam gastando um valor alto em um produto que pode acabar não se encaixando muito bem no rosto, causando incômodo.

É de extrema importância que, ao escolher seus óculos de sol para dirigir, você experimente diversos tipos e tamanhos até encontrar o ideal. Dependendo do formato do seu rosto, algumas armações podem ser mais confortáveis que outras, principalmente no apoio do nariz.

Aproveite também que as lentes grandes estão na moda para adquirir uma dessas. Óculos com lentes pequenas não oferecem tanta proteção, pois acabam deixando passar raios solares ao seu redor, o que pode atrapalhar na hora de dirigir.

Saiba escolher a cor e o material da lente

Outro aspecto que não é apenas estético é a cor da lente. Apesar de muitas pessoas pensarem que lentes amarelas, cinzas ou azuis influenciam apenas na aparência dos óculos, a verdade é que elas são essenciais na detecção de cores e, consequentemente, são recomendadas para tipos específicos de atividade.

A lente amarela, por exemplo, é capaz de filtrar os tons de azul no ambiente, diminuindo o ofuscamento da visão no entardecer. São úteis para quem gosta de dirigir no entardecer ou viajar durante a noite. Por outro lado, elas são péssimas durante o dia, pois diminuem o contraste em ambientes muito iluminados, atrapalhando a sua visão.

 

mulher dirigindo com óculos de sol

 

Já a lente verde é capaz de melhorar a visão de contraste e também filtra um pouco da luz azul. É recomendada para pessoas com mais de 60 anos de idade, já que a visão de contraste diminui com o passar dos anos.

O material também é importante, já que determina a resistência a impactos e riscos. Para dirigir, a melhor opção é a lente de policarbonato, pois é praticamente inquebrável, garantindo a proteção dos olhos em caso de colisões que ativem o airbag.

Por fim, é claro que o design também é importante, afinal, você não vai se sentir confortável com um acessório que não acha bonito. Mas lembre-se apenas de que, antes de pensar na beleza, você deve levar em consideração todas as dicas que mencionamos aqui!

Agora que você já sabe como escolher seus óculos de sol para dirigir, aproveite para nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube e ficar por dentro de muitas outras dicas importantes para a hora de dirigir!

Facebook Comments
Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.
Share This