família em frente motorhome

Viajando de motorhome: quais cuidados você deve ter

Para quem gosta de aventura e de liberdade, não há nada melhor do que desbravar as estradas viajando de motorhome. Como o próprio nome já diz, motorhome é uma “casa com motor”, ou, se você preferir, uma “casa com rodas”.

Você já deve ter se deparado com filmes americanos em que uma família planeja um longo passeio dentro de um trailer equipado com cozinha, quarto e banheiro. Esse veículo é o motorhome, feito sob medida para quem gosta de viagens confortáveis, com a liberdade de não precisar desfazer as malas ou procurar lugares para se hospedar.

Se você está pensando em se aventurar dentro de um motorhome, percorrendo as longas estradas do Brasil ou do exterior, confira a seguir as dicas e cuidados para não passar nenhum aperto!

Evite as altas temporadas

Na Europa e nos Estados Unidos — lugares mais procurados para viajar de motorhome —, as estradas costumam ficar muito movimentadas e os campings lotados entre o período de junho e agosto.

 

viajando de motorhome montanha

 

Dessa forma, se você não quiser ter dores de cabeça com trânsito, abastecimento e lugares para estacionar, descansar e descartar os detritos do veículo, é melhor evitar as altas temporadas.

Tente aproveitar o outono ou a primavera para fazer uma viagem mais tranquila, pois, no inverno, alguns campings também podem fechar e o frio atrapalhar a sua diversão.

Planeje suas paradas

Por mais que sair por aí viajando de motorhome seja sinônimo de liberdade, isso não quer dizer que você não precise se planejar. Como a manutenção do veículo exige paradas em campings ou postos de abastecimento específicos, você não pode simplesmente seguir viagem sem se preparar para isso.

Portanto, é importante traçar a localização dos campings existentes pelo trajeto que você pretende percorrer antes mesmo de tirar o motorhome da garagem. Ainda que você decida fazer algum desvio ao longo do caminho, será possível, ao menos, ter uma noção de onde estão os locais seguros para descansar e se reabastecer.

Economize água

Um dos acessórios mais importantes do motorhome é o reservatório de água. Você dependerá dele para tomar banho, lavar louças e manter a higiene em geral. Para reabastecê-lo e se livrar da água suja e dejetos, é preciso usar lugar apropriado para descarte, localizado em campings ou postos.

Por mais que a capacidade média do reservatório seja de 300 litros, ele pode se esgotar rapidamente se você não souber economizar, e não há nada pior do que ficar sem água durante a viagem. Portanto, evite banhos demorados e jamais deixe a torneira aberta por muito tempo.

Cuide da sua segurança

A melhor coisa de se aventurar viajando de motorhome é a facilidade de poder parar em qualquer lugar para descansar, tendo ao seu redor o conforto que uma casa oferece. Dessa forma, você não se prende à necessidade de procurar hotéis e albergues, aspectos que normalmente limitam a sua liberdade.

 

viajando de motorhome a noite

 

Por outro lado, você precisa ter um pouco de atenção ao escolher os lugares para estacionar e passar a noite. Lembre-se de que o motorhome é um veículo muito grande, o que exige cuidado para estacionar e manobrar. Portanto, evite entrar em grandes centros metropolitanos.

Evite também parar em lugares pouco movimentados ou isolados, pois você ficará suscetível a assaltos. O ideal é estacionar apenas em campings para passar as noites, porém, isso nem sempre é possível. Então, busque locais mais movimentados, de preferência com vizinhos para lhe fazer companhia.

Percorrer longos caminhos viajando de motorhome pode ser uma experiência bastante prazerosa se você souber se planejar e tomar os devidos cuidados. Com as dicas que apresentamos aqui, temos certeza de que sua viagem será um sucesso!

Para aumentar ainda mais a sua segurança e se precaver contra quaisquer imprevistos, é interessante contar com um serviço de rastreamento e assistência 24h para veículos. Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Facebook Comments
Surf Music, Folk e Rock estão sempre rolando no meu headphone. Curto livros tanto quanto conhecer novas pessoas e aprender com suas particularidades. Meus finais de semana costumam ter bares e reflexões no papel. E se rolar algum programa com natureza ou em alguma cidade histórica, me chama que tô dentro.
Share This